![]() LSF - LIGHT STEEL FRAMINGO termo Light também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. |
---|

Steel Frame - Conceito
Resumindo em poucas palavras podemos dizer que o sistema é um esqueleto metálico revestido externamente e internamente com elementos industrializados de alta qualidade, que conferem ao produto final conforto, durabilidade e segurança.
A palavra Light designa uma construção leve, ou seja, o aço utilizado é conseguido pela moldagem de chapa de aço com baixa espessura, portanto todos os perfis metálicos utilizados possuem baixo peso.
Daí a designação completa Light Gauge Steel Framing, ou seja, estruturas de aço leve. O termo Light também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior.
Além disso, o peso próprio do edifício é baixo não só porque a sua estrutura é leve, mas também porque o Light Steel Framing é utilizado para edifícios de pouca altura (máximo de 8 pavimentos).
A participação do aço no sistema é significativa. A superestrutura (paredes e estrutura de telhado) da obra em steel framing é composta de perfis leves de aço galvanizado.
Os demais componentes do sistema são:
Elementos de fixação parafusos e conectores;
Fechamentos chapas de gesso acartonado, chapas cimentícias;Isolantes termo acústicos e impermeáveis lã de vidro e difusor de ar e água;
Sistemas hidráulicos e elétricos;Revestimentos.


Steel Frame - Vantagens
Por ser um sistema secular de construção a alvenaria já demonstrou com exaustão todas as vantagens e desvantagens sendo que as tentativas de torná-la um sistema com maior alcance internacional em construções residências já se esgotaram, pois a essência artesanal do processo imprime um ritmo muito lento de produção que acabam por ser incompatível com as necessidades impostas ela evolução natural do tempo.
Por tratar-se de um processo com nível de industrialização muito superior comparado a construção em alvenaria, o Light Steel Frame é o sistema construtivo que naturalmente é escolhido em vários países do mundo por apresentar as seguintes vantagens:
A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, resulta na redução para cerca de 30% dos prazos de construção quando comparada com o método convencional.